Uma fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente autuou oito açougues e também os responsáveis por dois carros sons no bairro do Jurunas, na manhã deste sábado, 10. Todos já haviam sido notificados, após denúncias de moradores, por desrespeitarem a legislação ambiental e sanitária e oferecerem riscos à saúde da população.
O trabalho faz parte da operação denominada Monitora Belém, realizada neste fim de semana na feira da Avenida Roberto Camelier. Além dos oito açougues notificados por problemas identificados desde a estrutura até a higiene dos espaços, as equipes de fiscais da prefeitura também apreenderam pescado fora dos padrões para o consumo humano.
A operação tem como objetivo fiscalizar as condições sanitárias e ambientas de atividades como: açougues, vendas de carnes e pescados em feiras livres, assim como o descarte de resíduos, além de prevenir a poluição ambiental por despejo irregular em via pública.
“A operação foi educativa e consideramos positiva. As pessoas que foram notificadas devem comparecer aos órgãos para regularização. Assim que acabamos de realizar as fiscalizações já era possível ver a diferença e organização no espaço”, relata Ivanelma Gomes, chefe de fiscalização da Semma.
De acordo com Ivanelma as ações vão continuar em outros pontos de Belém. O trabalho conta com a parceria da Secretaria Municipal de Economia (Secon), de Urbanismo (Seurb), de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e da Guarda Municipal, onde cada órgão atuou dentro de suas competências.
Neste sábado, cada secretaria municipal atuou os infratores dentro de sua competência. A Secon apreendeu mídias piratas e retirou barracas. A Sesan realizou a limpeza da área, retirando lixo e mato. A Sesma, através do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) apreendeu pescado considerado impróprio para consumo. Já a Seurb removeu as instalações em madeira que estavam em passeio público.
Texto: Ana Paula Azevedo