A partir desta sexta-feira, 09, crianças e adolescentes do bairro do Jurunas poderão contar com dois novos polos de atividades esportivas, sociais e culturais destinadas a ocupação do tempo ocioso dos estudantes fora do período de aula. São as unidades do projeto Anjos da Guarda, realizado pela Guarda Municipal de Belém que pretende descentralizar e levar o atendimento para alunos dentro dos próprios bairros onde moram.
O Projeto “Anjos da Guarda” atende estudantes na faixa dos 07 aos 14 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é envolver os participantes em atividades educativas e esportivas, mantendo os meninos e meninas longe das ruas e consequentemente, da criminalidade. Também são oferecidas atividades esportivas para adolescentes e jovens de 15 a 18.
Voluntários da Guarda são os responsáveis pela orientação das atividades dirigidas aos alunos. Todos atuam fora da escala normal de serviço com a oferta de conhecimentos de cidadania, cultura, reforço escolar, esporte e lazer para os alunos em seus horários de folga.
Até agora, as atividades eram oferecidas na sede da Guarda Municipal de Belém na unidade do Tapanã. Com a criação dos pólos no Jurunas, por meio de parceria entre a GMB e a comunidade, o atendimento começa a ser descentralizado. A intenção é levar os serviços aos centros comunitários dos bairros.
Atualmente o projeto “Anjos da Guarda” atende 600 crianças e adolescentes, 400 na Sacramenta e 200 no Tapanã. Nesta sexta-feira o número de alunos deve aumentar. Serão oferecidas 200 vagas para novos participantes no Centro Comunitário Allan Kardec e outras 200 no Centro Comunitário do Bairro do Jurunas – COBAJUR.
O lançamento do Projeto “Anjos da Guarda” no Centro Comunitário “Allan Kardec” está previsto para as 10h e do COBAJUR para as 16h. A festa de implantação terá a participação da Banda de Música da GMB e a presença de autoridades e lideranças comunitárias.
Texto: Lucelia Fernandes