Cerca de 30 agentes públicos da área de segurança do município participaram da abertura do “Ciclo de palestras para a área de segurança pública” que aconteceu na manhã desta terça-feira,29, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Setur. O evento é realizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur e Setur em parceria com a Escola de Governo do Pará, EGPA. O primeiro dia do ciclo foi marcado pela palestra sobre “Legislação: a situação do estrangeiro no Brasil”.

“É importante que os profissionais da área de segurança pública saibam dos direitos e obrigações dos estrangeiros que visitam nossa cidade, e mais importante ainda é que eles saibam como lidar com eles”, ressalta a palestrante Bianca Ormanes.

Ruth Campos, assessora técnica e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação do Turismo, Peqtur, destacou a necessidade de promover o ciclo de palestras..“As palestras chegam mais rápido nos agentes que não tem muito tempo para fazer cursos a longo prazo. É a primeira vez que um ciclo de palestras é desenvolvido. Antes trabalhávamos com cursos mais demorados e o ciclo de palestras, por ser curto, tende a obter resultados imediatos”, explicou.

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, Ciptur, Major Henrique Ferreira, acredita que o principal problema enfrentado pelos agentes é o estrangeiro que viaja por conta própria, sem a orientação de uma agência de turismo. “O turista que vem sem um pacote turístico tende a ficar mais vulnerável que os outros. Então é nosso dever apoiar e orientar esse turista que tem os mesmos direitos que um cidadão nativo”, reforça Ferreira.

De acordo com a diretora de turismo de Turismo da Belemtur, Graça Ormanes, a parceria com o governo estadual tem sido bastante produtiva. “O turismo na cidade só tem a ganhar com essa parceria com o governo do estado. Com apoio e parcerias conseguimos obter mais resultados”, declara a diretora, que incentivou os participantes do ciclo de palestras a buscar ainda mais conhecimentos. “O que a gente quer é que vocês tenham a informação para fornecer aos turistas”, acrescentou.

A próxima palestra está prevista para o dia 13 de maio, às 8h30, no auditório da Setur. Desta vez a discussão será em torno da “Prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo”.

Texto: Vanessa Lago